terça-feira, 30 de julho de 2013

O Reino de Kush

Olá!

Estudamos em sala de aula o capítulo que fala sobre "A Núbia e o Reino de Kush". Aqui tem mais algumas informações para os que se interessaram a respeito e aproveito para indicar também alguns vídeos sobre o assunto. Olhem só:


A Núbia é uma região situada no vale do rio Nilo, que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão, mas é onde na antiguidade se desenvolveu o que se pensa ser a civilização negra mais antiga da África. Em seus primeiros tempos, viviam da caça, da coleta e da pesca. Represaram e distribuíram as águas do Nilo, aproveitando-as para a agricultura. Cultivavam, dentre outras coisas, trigo, cevada e sorgo.
O Reino do Kush surgiu a partir do surgimento de comunidades nas margens do rio e da união delas, que passaram a obedecer um único rei. Foi conquistado pelo Egito em 1530 a.C., mas em 730 a.C. os cuxitas conquistaram o Egito, dando início a uma dinastia de faraós negros.

Características do Reino de Kush:

  • A escolha do rei era baseada no voto em candidatos mais preparados. Consulta ao deus da cidade para confirmação.
  • O poder maior cabia ao rei, mas os governadores das províncias tinham certa autonomia.
  • O papel da mulher na política era importante. A mãe do rei recebia do título de Candace, influenciando no governo do filho e da nora. Às vezes também ocupavam o poder político.

O Reino de Kush se localiza principalmente onde hoje é o atual Sudão. Este é o maior país da África, com cerca de 37 milhões de habitantes (onde 22 milhões são árabes e 15 milhões de diversas etnias). As águas do rio Nilo continuam sendo importantes para a população. Guerras entre os sudaneses (divergências religiosas e intolerância política) é a principal causa da enorme pobreza no país. O Sudão mantém relações diplomáticas com o Brasil, onde há exportação de produtos e importação de couro, goma arábica, plantas para medicina e perfumaria, dentre outros.

Adaptado de:

----

Existe uma sequência de vídeo sobre o assunto para quem quiser assistir. Abaixo estão os links do Youtube:



Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu! Pode comentar, elogiar, criticar e opinar, sempre usando o bom senso. Obrigada por participar!